Topo

Coluna do PVC

Ausências de Dunga pesam mais do que suas novidades

PVC

05/05/2016 11h12

PVC: TOLERÂNCIA ZERO COM ALGUNS JOGADORES PODE FAZER DUNGA PERDER O GRUPO

Com sete olímpicos e sete jogadores que atuam no Brasil, a lista de convocados de Dunga para a Copa América poderia chamar atenção pela mesma. O peso maior é a relação dos ausentes. David Luiz soma-se a Thiago Silva, Jéfferson e Marcelo como os três preteridos depois de cometerem erros, técnicos ou de comportamento — Marcelo paga mais por não ter telefonado no dia da penúltima chamada para dizer que não estava mais machucado.

As ausências ainda indicam que Dunga deixa de fora por motivos diversos. Por questões técnicas, como no caso de David Luiz, ou por demonstrações de chefia. O risco é criar um ambiente hostil e de pouca felicidade no trabalho mesmo com os que estão chegando. Não é uma certeza, mas um risco.

Entre as presenças, duas novidades. O goleiro Éderson, do Benfica, e o zagueiro Rodrigo Caio, do São Paulo, são os dois únicos nomes presentes pela primeira vez numa lista da seleção principal. Todos os outros 21 já foram chamados pelo menos uma vez. Ter sete olímpicos é importante para fazer a mescla com a equipe que jogará os Jogos Olímpicos do Rio a partir de agosto. A eles (Éderson, Fabinho, Douglas Santos, Marquinhos, Rodrigo Caio, Rafinha e Gabriel) é possível que se somem Miranda, Willian e Neymar, acima de 23 anos. E já é possível ter noção de dez dos 18 que estarão no Rio.

O restante da lista mantém a base da seleção, sexta colocada nas eliminatórias. A manutenção é importante e também descobrir novas soluções. Não para poder dizer que todos tiveram chances, como Dunga afirmou em sua entrevista coletiva. Não é uma disputa para saber quem tem razão. Nem com os que recebem chance agora, nem com os que estiveram presentes no passado.

O trabalho de Dunga não é ter argumentos contra quem cobra suas decisões. É tomar as decisões certas para formar a melhor seleção brasileira possível.

Um pecado, este de organização, é que o Santos volta a ser base da seleção brasileira e é o único clube com três convocados. Serão nove rodadas sem três jogadores no Brasileirão. Por mais que a seleção não possa pagar o preço do calendário estúpido do Brasil, será assim de novo. E o comitê de reformas apenas estuda parar os jogos de campeonatos quando houver seleçao em ação. Tem de mudar.

CONVOCAÇÃO PARA A COPA AMÉRICA

Goleiros

Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia), Ederson (Benfica)

Zagueiros

Miranda (Internazionale), Gil (Shandong), Marquinhos (PSG), Rodrigo Caio (São Paulo)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona), Fillipe Luís (Atlético de Madrid), Fabinho (Monaco), Douglas Santos (Atlético Mineiro)

Meio-de-campo

Luiz Gustavo (Wolfsburg), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Beijing), Coutinho (Liverpool), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea), Casemiro (Real Madrid), Rafinha (Barcelona), Douglas Costa (Bayern)

Atacantes

Hulk (Zenit), Gabriel (Santos), Ricardo Oliveira (Santos)

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.