Topo

Coluna do PVC

O Barcelona da Liga Europa

PVC

18/05/2016 17h48

O lateral direito brasileiro Mariano, campeão brasileiro pelo Fluminense, explicou qual era a percepção do elenco quando a temporada do Sevilla começou, em agosto. Disse que a ideia era classificar-se para a Champions League pelo Campeonato Espanhol e ter uma vaga nas oitavas-de-final da Champions, com a segunda vaga no grupo de Juventus e Manchester City. Não deu.

Imediatamente a intenção passou a ser ganhar a Liga Europa.

Poderia ser diferente.

O Benfica, duas vezes finalista da Liga Europa em 2013 e 2014, chegou às quartas-de-final da Champions. Você se lembra? Pouca gente. O Sevilla ganhou mais visibilidade do que nunca nos últimos dez anos, por conquistar cinco vezes a Liga Europa — as duas primeiras na versão Copa da Uefa.

Não havia um tricampeão europeu de qualquer das copas desde 1974, quando o Bayern foi tri da Copa dos Campeões da Europa.

Nesta quartafeira, o Sevilla deu susto na sua torcida, porque o Liverpool foi melhor no primeiro tempo. Vencia por 1 x 0 até jogada espetacular de Mariano, bola entre as pernas de Alberto Moreno e cruzamento perfeito para Gameiro finalizar. Depois, o capitão Coke marcou mais duas vezes. Vencer o Liverpool na decisão da Liga Europa foi o maior desafio das cinco finais. Antes, os rivais haviam sido o Espanyol, o Middlesbrough, o Benfica e o Dnipro.

É mais expressivo.

Nos últimos dez anos, o Barcelona ganhou quatro vezes a Champions League. O Sevilla ganhou cinco vezes a Liga Europa, ou Copa da Uefa.

O Sevilla não vai se conformar com a realidade atual do futebol mundial e tentará de novo avançar para as oitavas-de-final da Champions League na próxima temporada. Mas a verdade nua e crua é que por questões de orçamento hoje há clubes de Champions e outras de Liga Europa. O Sevilla é um dos times que têm todas as chances de ser hegemônico na Liga Europa e pouca chance de ganhar a Champions.

Verdade que o Atlético de Madrid era time de Liga Europa há cinco temporadas e pode ganhar a Champions. Ser igual ao Atlético é o novo desafio do Sevilla. Por ora, o Sevilla é o Barcelona da Liga Europa.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.