Topo

Coluna do PVC

Bauza cogita ter Calleri até dezembro mesmo sem vencer Libertadores

PVC

23/05/2016 23h27

O técnico do São Paulo, Edgardo Bauza, não descarta a hipótese de ter o centroavante Calleri até dezembro, mesmo no caso de o São Paulo não vencer a Libertadores. O centroavante argentino chegou ao São Paulo convencido pelo treinador, quando já estava apalavrado com o Atlético Mineiro. O acordo prevê a permanência até a decisão do torneio continental e Calleri cogitou permanecer até dezembro se conquistar o título, para poder disputar o Mundial.

Bauza pensa diferente: "Não sei o que pode acontecer. Ele está feliz em São Paulo, com sua família, com seus pais. Pode querer ficar mesmo se não vencermos a Libertadores", disse Patón em entrevista ao Boa Noite Fox, do canal Fox Sports, na segunda-feira à noite.

Na mesma entrevista, Bauza falou sobre como o calendário atrapalha os clubes brasileiros na Libertadores e como pensa em superar esse problema na semifinal contra o Atlético Nacional. Segundo ele, por jogarem partidas demais, os brasileiros chegam às fases decisivas em inferioridade física. "Percebi isso claramente quando enfrentei o Grêmio e o Cruzeiro, como técnico do San Lorenzo", afirmou, referindo-se à campanha do título de 2014, quando sua equipe eliminou gremistas e cruzeirenses nos mata-matas das oitavas e quartas-de-final.

Para Bauza, o remédio é poupar jogadores no Campeonato Brasileiro quando a semifinal se aproximar. "Dez dias antes", projetou. O técnico do São Paulo comparou a quantidade de partidas jogadas no calendário argentino e lamentou o tempo escasso para trabalhar por não ter dias seguidos de treinos no Brasil. "Na Argentina, se chegar à final da Libertadores, da Copa Argentina e ganhar o campeonato, um time pode jogar no máximo 60 partidas. Aqui se pode jogar 80", disse.

O São Paulo começou a temporada com chance de disputar 81 partidas. Como foi eliminado do Campeonato Paulista três partidas antes da decisão, ainda pode terminar o ano com 78.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.