Topo

Coluna do PVC

Real Madrid é melhor no ataque e defesa, mas Atlético tem contra-ataque

PVC

25/05/2016 12h20

Está claro que o Atlético de Madrid tem mais chance de vencer a decisão da Champions League deste ano do que tinha em 2014. O time tem mais confiança pelos resultados das últimas três temporadas e terá suas estrelas, diferente de Lisboa, quando perdeu Arda Turam e só teve Diego Costa por sete minutos.

Mas não é simples entender por que setor o Atlético poderá se infiltrar na defesa do Real Madrid. Número a número, o Real é melhor em tudo. O Atlético de Madrid marcou 16 gols em toda a campanha da Liga dos Campeões, número igual ao que apenas um jogador madridista conseguiu: Cristiano Ronaldo.

Sólido na defesa, o Atlético sofreu sete gols nos 12 jogos da Champions League. O Real Madrid sofreu cinco. Time da melhor bola parada há dois anos, o Atlético marcou 19% de seus 63 gols em jogadas de faltas e escanteios. O Real Madrid fez 22% no Campeonato Espanhol.

O contra-ataque do Atlético pode resolver o jogo, como aconteceu com o gol de Griezmann contra o Bayern, em Munique. Mas os colchoneros marcaram só três gols na temporada espanhola dessa maneira. O Real Madrid fez sete.

É muito difícil encontrar um número em que o Atlético leve vantagem sobre o Real Madrid para a decisão de Milão.

Há um: o retrospecto. Desde a temporada de 2013/14, houve cinco vitórias do Atlético, três empates e três vitórias do Real Madrid, nenhuma pelo Campeonato Espanhol, uma delas na prorrogação — final da Champions em Lisboa.

Os últimos onze jogos fazem o Atlético acreditar. Nos catorze anos anteriores à vitória no Bernabéu em 2013, os colchoneros não venciam seus rivais da cidade. Nem acreditavam que podiam vencer. Hoje é diferente. Mas a análise dos times, à parte o retrospecto, torna difícil acreditar no Atlético.

Abaixo, o mapa possível da partida. Velocidade do Real com Bale pela direita, triangulações com Benzema e Cristiano pela esquerda, cadência de Koke no Atlético e velocidade de Griezmann. Este cardápio mais os contra-ataques e bolas paradas podem definir o campeão da Champions League.

champions2016

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.