Topo

Coluna do PVC

Real Madrid campeão com imagens coloridas

PVC

28/05/2016 18h11

A grande provocação do Barcelona sobre os madridistas no início desta década era a de serem campeões em branco e preto. Não são mais.

Na história da Copa dos Campeões da Europa, criada em 1956, o Real Madrid tem 11 títulos. O Barcelona, cinco. Mas na era Champions League, o Real Madrid também já tem mais do que o Barça. São cinco conquistas desde a temporada 1992/93, da mudança do sistema da competição.

O Real ganhou cinco vezes, o Barcelona quatro.

As conquistas em colorido em número maior do que o  Barcelona consolidaram-se num jogo diferente do resto da temporada. O Atlético começou aparentemente com medo. Sofreu com menos posse de bola e permitindo a maior posse de bola ao rival. O gol nasceu de bola parada. Há dois anos, o Atlético era o melhor time do mundo neste tipo de jogada. Nesta temporada, o Real marcou o dobro dos gols de bolas paradas na comparação com o Atletico.

Mas o time de Simeone reagiu no segundo tempo, obrigou o Real a jogar em contra-ataques e quase levou o gol assim numa bola de Cristiano Ronaldo. Na jogada seguinte, cruzamento de Juanfran para gol de Ferreira Carrasco, que confirmou o empate.

Os pênaltis foram cruéis, porque Juanfran perdeu a última cobrança colchonera. E Cristiano Ronaldo, mal em três finais de Champions em sua história, marcou seu terceiro gol decisivo. Este não vale para a artilharia. Mas vale para a galeria dos campeões.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.