Topo

Coluna do PVC

Dunga escala primeira seleção sem nenhum titular dos 7 x 1

PVC

02/06/2016 09h00

Casemiro ganhou a posição de Luiz Gustavo no início do treino de quarta-feira da seleção brasileira, no Stubhub Center, centro de treinamento do Los Angeles Galaxy, na Califórnia. Significa que Dunga escalou e pretende levar a campo contra o Equador a primeira formação sem nenhum titular dos 7 x 1 pela primeira vez desde a trágica semifinal da Copa do Mundo.

Naquele 8 de julho de 2014, Felipão escalou Júlio César, Maicon, Dante, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo e Fernandinho; Bernard, Oscar e Hulk; Fred.

Nos primeiros meses da era Dunga, David Luiz era presente. Na Copa América de 2015, Fernandinho era presença certa. Nos últimos três jogos, Luiz Gustavo era titular.

Contra o Equador, não haverá nenhum deles se Dunga escalar mesmo o time que treinou na Califórnia: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil e Filipe Luís; Casemiro; Willian, Elias, Renato Augusto e Philippe Coutinho; Jonas.

Há um símbolo nesta história. Dunga aos poucos foi afastando jogadores em que perdeu confiança. Casos de Thiago Silva, Marcelo e mais recentemente David Luiz.

Há agora um novo grupo. Talvez para recuperar o respeito que Dunga tinha com o time que dirigiu na Copa do Mundo de 2010 e que gostava muito de seu trabalho.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.