Topo

Coluna do PVC

Casemiro e Gil salvam-se na estreia ruim da seleção brasileira

PVC

05/06/2016 01h12

Alisson sofreu um frangaço! Mesmo que muita gente tenha discutido a jogada até o fim do jogo, não importa se a bola saiu ou não (para mim, não saiu e o gol do Equador foi legal). Importa que Alissou deu um susto enorme.

O Brasil começou melhor o jogo, saiu jogando com bola no chão, mas não teve imaginação. Mais de 65% de posse de bola e nehuma criatividade. Willian vinha bem até sofrer lesão. Desabou sua atuação depois que começou a jogar com dor.

"Temos de variar mais, arriscar mais os chutes de meia e longa distância em vez de tentar apenas a infiltração", disse Dunga em sua entrevista coletiva.

Há razão para a falta de criatividade no ataque. O time estreou com apenas quatro jogadores iguais aos da abertura da Copa América do Chile, em 14 de junho do ano passado.

O eterno recomeçar da seleção brasileira impede que se descubra quantos jogadores podem ser soluções quando houver um time de verdade, estruturado.

Entre mortos e feridos, salvaram-se Gil e Casemiro, os dois melhores individualmente na seleção brasileira. É pouco. Mas nenhum dos dois estava no time titular há um ano.

É possível que o Brasil possa ter um time de verdade até o final da Copa América. É possível. Mas montar um novo time no período de vinte dias é ainda mais difícil do que tentar remontá-la uma vez por ano.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.