Topo

Coluna do PVC

Alemanha magrinha por 1 x 0. Parte da culpa é da fórmula

PVC

21/06/2016 14h50

A Alemanha poderia fazer 3 x 0 no primeiro tempo.  Criou chances, mas foi um time de muito mais troca de passes do que infiltrações para finalizar. Até agora, a Alemanha é assim na Eurocopa. Ganhou da Ucrânia suando e só fez o segundo gol no último lance do jogo, empatou com a Polônia por 0 x 0 e fez um gol numa triangulação com boa participação de Thomas Muller antes do gol de Mario Gomez.

Uma parte da culpa do desempenho burocrático dos alemães pode ser da fórmula de disputa. É muito confortável saber que o terceiro colocado de um grupo pode se classificar. O diretor esportivo da seleção alemã deixou isso claro em entrevista à Gazzetta dello Sport antes da partida. Ele critica a fórmula de disputa e diz ser responsável pelo desejo pelo empate de várias seleções. Diz que não é o torneio de maior índice técnico e que este formato privilegia o empate.

A Alemanha pode enfrentar a Itália nas quartas-de-final, se chegar até lá. A Polônia, segunda colocada do grupo poderá enfrentar a Espanha nas quartas. Os confrontos das oitavas dependem dos terceiros colocados que avançarem.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.