Topo

Coluna do PVC

Palmeiras confirma sua melhor campanha na história dos pontos corridos

PVC

21/06/2016 23h15

Chegar à décima rodada com 22 pontos era inédito na vida do Palmeiras nos pontos corridos. A última vez em que alcançou esta pontuação em dez jogos  foi em 2001, dirigido por Celso Roth. Liderava um campeonato disputado ainda no formato mata-mata. Desde 2003, a melhor pontuação do Palmeiras a esta altura da campanha havia acontecido em 2009. Eram 19 pontos em dez jogos e a quarta colocação na tabela, atrás de Atlético, Internacional e Vitória. Desta vez, com 22 pontos graças à vitória por 2 x 0 sobre o América Mineiro, o Palmeiras lidera.

A vitória teve lances mais bonitos do que contra o Santa Cruz, mas não o mesmo nível de atuação. Até o primeiro gol, o time dava espaços para o adversário e Cuca reclamava. "Jean… Está muito longe!"

Estava. Os setores estavam distantes e o América aproveitava. Não que levasse perigo, mas o Palmeiras não controlava o jogo como poderia. Mudou depois do primeiro gol de Gabriel Jesus, terceiro passe de Cleiton Xavier em dois jogos.  Em seguida, triangulação belíssima, toda construída em um único toque de Cleiton Xavier, Dudu, Roger Guedes e Gabriel Jesus, autor do segundo gol.

Com os dois marcados contra o América, Gabriel Jesus consolida-se como principal goleador do time no ano, com 15. O Palmeiras marcou 62 no ano. Significa que a cada quatro gols da equipe, um é de Gabriel Jesus.

Glória, glória, aleluia…

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.