Topo

Coluna do PVC

Ninguém quer a bola no Brasileirão

PVC

29/06/2016 23h22

A rodada de quarta-feira do Campeonato Brasileiro teve sete jogos, nenhum empate, e seis vencedores com uma característica em comum: não queriam a bola. Corinthians, São Paulo, Chapecoense, Grêmio, Flamengo e Coritiba terminaram suas partidas com menos de 50% do tempo de bola no pé.

A exceção foi o Vitória, do técnico Vágner Mancini, que ganhou do Sport por 3 x 2 e controlou o jogo com 58% de posse de bola. Só que no Barradão a superioridade expressou-se também no número de finalizações. Foram 18 x 8 para a equipe baiana.

A quarta-feira teve bons jogos, o melhor deles entre Grêmio e Santos, mas a estatística contrasta com o estilo mais praticado nos principais centros do planeta. Gosta-se mais da bola do que os times brasileiros mostraram.

O Grêmio costuma prezar a troca de passes, mas recuou depois de fazer 1 x 0 aos dois minutos. Esperou o Santos, entregou ao rival a responsabilidade de infiltrar-se na defesa fechada, fez o segundo gol ainda na primeira etapa, sofreu o empate e conquistou a vitória num bom passe de Giuliano para Marcelo Hermes. Ganhou o clássico com 39% de posse.

O Corinthians contratou Cristóvão Borges pensando em trabalhar a bola como Tite gostava. Contra o América, marcou quase o tempo inteiro atrás da linha do meio-de-campo e foi beneficiado por um pênalti inexistente marcado pelo árbitro mato-grossense Wágner Reway. Venceu com 44% de bola no pé.

O São Paulo foi exceção. Apeesar de terminar a partida também com 44% de posse de bola, a equipe de Edgardo Bauza fez seu melhor primeiro tempo desde a paralisação da Libertadores. Teve paciência, rodou o jogo pelos dois lados, aproveitou a bola parada e um contra-ataque de Michel Bastos. Na temporada, 41% dos gols tricolores são fruto de faltas e escanteios.

Santos e Atlético Mineiro são as equipes com maior porcentagem de posse de bola no Brasileirão. Neste momento, nenhum dos dois está no grupo dos que se classificam para a Libertadores do ano que vem.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.