Topo

Coluna do PVC

Seleção olímpica nasce com herança ruim e projeção dourada

PVC

29/06/2016 12h50

Há coisas inexplicáveis no projeto olímpico deixado por Dunga e Gilmar Rinaldi. Não liberar o goleiro Éderson, do Benfica, e o lateral Fabinho, do Monaco, provocou desfalques sérios na base montada por Rogério Micale há um ano. Os dois seriam titulares e as duas ausências causadas pela não liberação de seus clubes, o Benfica e o Monaco, abriu espaço para William, do Internacional, e Fernando Prass, do Palmeiras.

Este é um líder e sua presença explica-se pela experiência que pode compartilhar com os mais jovens, mesmo sem jamais ter atuado na seleção brasileira.

Douglas Costa tem a liberação confirmada pelo Bayern e este pode ter sido um trabalho em que Gilmar Rinaldi ajudou.

Com Rogério Micale, o Brasil tem cinco vitórias e duas derrtas em sete amistosos preparatórios. Tem uma base, agora reforçada por Neymar e Douglas Costa e pela experiência de Fernando Prass.

Em tese, é possível imaginar um time com Fernando Prass, William, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Rodrigo Dourado, Fred e Rafinha; Douglas Costa, Gabriel e Neymar.

Mas tem muito caminho pela frente. O time se apresenta dia 18, treina onze dias, faz amistoso contra o Japão no dia 30 e enfrenta a África do Sul na estreia, em Brasília, dia 4 de agosto.

O trabalho é curto, mas bom. O Brasil tem chance de conquistar a medalha de ouro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.