Topo

Coluna do PVC

A nova façanha de Gabriel Jesus: o artilheiro do Brasileirão é do Palmeiras

PVC

30/06/2016 21h57

O Palmeiras faz parte de grupo pequeno de clubes e raros na história do Brasileirão, que nunca tiveram o principal goleador — Cruzeiro e Corinthians também. Se contar a história do campeonato de 1959 para cá, aí é possível contar os 15 gols de César Maluco no Robertão de 1967. Terminou aquela campanha de título nacional como principal goleador do país, empatado com Ademar Pantera, do Flamengo. Pois Gabriel Jesus é hoje o artilheiro isolado com 9 gols, um a mais do que Grafite.

Isso graças aos dois marcados nos 4 x 0 sobre o Figueirense, no Allianz Parque. Com Gabriel Jesus, o Palmeiras pode ter pela primeira vez o artilheiro ao final do torneio. No meio da campanha, isso já aconteceu. Da última vez em 2014, com Henrique Dourado, que alcançou a 34a rodada como goleador do torneio, antes de ser ultrapassado por Fred. Antes, em 2008, com Alex Mineiro, no início da campanha.

A diferença em comparação com Henrique Dourado é que aqueles gols ajudaram a livrar o Palmeiras do rebaixamento. Desta vez, a expectativa é que Gabriel Jesus ajude a conquistar o título.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.