Topo

Coluna do PVC

O mellhor Palmeiras desde o título de 1994

PVC

17/07/2016 19h02

O Palmeiras precisava da quebra de um entre dois tabus para se manter líder. Ou ganhar do Internacional no Beira Rio, o que não acontecia desde 1997, ou o Corinthians não vencer o São Paulo em Itaquera. As duas  coisas aconteceram.

Na quinta-feira, o técnico Cuca conversou com a imprensa na Academia e falou sobre a possibilidade de perder a liderança. SEria preciso ter calma.

Pois o Corinthians não conseuiu a liderança que esperava e terminou a rodada com probleminhas. Quanta gente reclamando da troca de Marquinhos Gabriel por Rildo. Não foi um erro. Marquinhos Gabriel é excelente jogador, mas estava distante de sua melhor atuação. Mas é só ouvir os gritos de  burro em Itaquera e ver os comentários pós jogo nos programas de TV para entender que o empate como São Paulo deixou mais críticas do que a percepção de que o Corinthians tem a segunda melhor campanha do Brasileirão.

Havia um esboço de crise logo depois da derrota para o Atlético e quatro rodadas depois estava tudo bem, com quatro vitórias consecutivas. Não vencer a quinta consecutiva exige tranquilidade.

No Palmieras, é diferente. O Internacional reclama de pênalti de Zé Roberto em Ariel, mas o Palmieras voltou do Beira Rio com o triunfo, pouco habitual na história do campeonato, e com sua melhor trajetória nas quinze primeiras rodadas desde 1994. Daquela vez, eram 12 vitórias, dois empates e uma derrota — 26 pontos porque naquela época cada partida valia dois pontos, 38 com a atualização para a pontuação atual. Hoje são 32 pontos.

O Palmeiras fez 1 x 0 cedo e adorou o contra-ataque. Só há uma coisa de que Cuca gostou mais: a liderança.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.