Topo

Coluna do PVC

Com Diego, Flamengo tem recorde de contratados e é mais certeiro

PVC

19/07/2016 12h22

A rescisão do contrato do meia Diego com o Fenerbahçe, na manhã desta terça-feira, provocará a 15a contratação do Flamengo neste ano. A lista tem Juan, Rodinei, William Arão, Chiquinho, Alex Muralha, Antônio Carlos, Arthur Henrique, Mancuello, Cuellar, Fernandinho, Réver, Rafael Vaz, Donatti, Leandro Damião e Diego. O número de contratados é um a mais do que o Palmeiras, que divide com o clube da Gávea o recorde de novos jogadores no elenco deste ano na comparação entre os doze maiores do país.

O Palmeiras contratou o goleiro Vágner, os laterais Jean, Fabiano e Fabrício, os zagueiros Roger Carvalho, Mina e Edu Dracena, os meio-campistas Rodrigo, Régis, Moisés e Tchê Tchê, os atacantes Leandro Pereira, Róger Guedes e Erik.

A observação sobre o time titular do Flamengo indica que há mais acertos nos dois últimos anos. Cinco dos reforços são titulares atualmente — Alex Muralha, Rodinei, Réver, Juan e William Arão. Dos contratados do ano passado, Marcelo Cirino e Guerrero provocam críticas da torcida, mas são os dois principais artilheiros do time neste ano. Marcelo Cirino marcou 9 gols, Paolo Guerrero é o goleador da temporada com 11.

Verdade que Cirino e  Guerrero marcaram a maior parte de seus gols no estadual.

O 14o reforço, Diego, não jogou grande temporada pelo Fenerbahçe, foi criticado pela torcida, mas disputou 28 das 34 rodadas do Campeonato Turco — dois gols. Vale a lembrança de que Diego não foi bem no Porto, mas brilhou no clube seguinte, o Werder Bremen. Não jogou bem pela Juventus e teve problemas de relacionamento no Wolfsburg, mas brilhou no Atlético de Madrid, campeão da Liga Europa em 2012.

Jogar mal num clube e ir bem no endereço seguinte foi constante na carreira de Diego. Pode acontecer o mesmo no Flamengo em comparação com o desempenho irregular no Fenerbahçe. E não apenas pela diferença de nível técnico do futebol europeu para o praticado no Brasil.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.