Topo

Coluna do PVC

Brasileirão tem maior briga pelo título em oito anos

PVC

24/07/2016 18h13

Desde o Campeonato Brasileiro de 2008 não havia seis clubes separados por cinco pontos ao final da 16a rodada, como pode acontecer dependendo de o Flamengo vencer na segunda-feira à noite contra o América. Daquela vez, o líder era o Grêmio, que terminou vice-campeão. O São Paulo, sexto colocado, terminou a temporada com o título (veja abaixo a classificação de 2008).

A rodada deste fim de semana ampliou o equilíbrio pela perda de pontos dos dois líderes. O Palmeiras perdeu para o Atlético e o Corinthians empatou com o Figueirense, ambos jogando em casa e diante de mais de 38 mil torcedores.

Faltando três rodadas para o fim do primeiro turno, há quatro candidatos sérios a concluir a metade da campanha com o simbólico título. O Palmeiras enfrentará Botafogo e Chapecoense fora de casa, Vitória no Allianz Parque. O Corinthians jogará contra Internacional e Atlético Paranaense como visitante, contra o Cruzeiro no Pacaembu. O Grêmio enfrentará o América fora de casa, Santa Cruz em Porto Alegre e Botafogo no Rio de Janeiro. O Santos receberá Cruzeiro e Flamengo e sairá de casa para enfrentar o América.

CLASSIFICAÇÃO 2008 – 16a rodada

1. Grêmio – 32 pontos

2. Cruzeiro – 30 pontos

3. Vitória – 29 pontos

4. Flamengo – 28 pontos

5. Palmeiras – 28 pontos

6. São Paulo – 27 pontos

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.