Topo

Coluna do PVC

Gabriel Jesus é 100% no Allianz Parque. Sem ele...

PVC

24/07/2016 15h49

É simplista dizer que o Palmeiras perdeu para o Atlético pela ausência de Gabriel Jesus. Não foi isso. O time jogou mal e sentiu também a falta de Moisés no meio-de-campo. No momento do gol, recolocava-se em campo logo depois da perda de Thiago Santos, machucado. Mas é impossível não lembrar que o Palmeiras tem 100% de aproveitamento como mandante com Gabriel Jesus. Sem ele, um empate contra o Santos e a derrota para o Atlético.

O líder do Brasileirão tinha a chance de ampliar para cinco pontos a vantagem na tabela. Perdeu a chance pela boa partida do meio-de-campo atleticano e pela atuação ruim de diversos jogadores palmeirenses.

Com malícia, o Atlético tirou velocidade da partida, Marcelo Oliveira montou um 4-3-3, com Lucas Cândido na meia esquerda. Thiago Santos encostava na sua marcação e o Atlético abria espaços quando os pontas, Robinho e Maicosuel, deslocavam-se pela faixa central. Não foi o que houve na jogada do gol. Nela, Leandro Donizete descolou da marcação de Tchê Tchê, infiltrou-se e tocou na saída de Vágner.

O Palmeiras abusou dos cruzamentos e prendeu pouco a bola no ataque, sem um centroavante. Parecia mais correto escalar Alecsandro no intervalo. Cuca preferiu Barrios depois de sofrer 1 x 0.

Cuca continuará vendo seu time na liderança, mas terá duas visitas a fazer nas duas próximas rodadas, contra Botafogo e Chapecoense. Grêmio e Santos podem encostar, junto com o Corinthians.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.