Topo

Coluna do PVC

Para proteger Neymar, Rafinha pode ser titular da seleção olímpica

PVC

28/07/2016 15h41

O plano do técnico Rogério Micale sempre foi ter um 4-3-3, sistema tático abandonado na seleção brasileira desde o início de 1993, quando Carlos Alberto Parreira trocou Elivélton para ter quatro homens no meio-de-campo. A tendência ficou ainda mais forte, com a percepção do treinador olímpico de que será necessário reforçar o lado esquerdo de marcação do Brasil para Neymar não precisar voltar até a linha de fundo defensiva acompanhando o lateral adversário.

Rafinha deve ser o volante pela esquerda, uma espécie de guarda costas do camisa 10 da seleção. Com isso, Neymar poderá se preocupar especialmente em resolver as situações de ataque. Não são certos os nomes dos companheiros de meio-de-campo do volante do Barcelona. Antes da Olimpíada, a ideia era ter Rodrigo Dourado, Fred e Rafinha. Sem o jogador do Shaktar Donetsk e a chegada de Renato Augusto ocupando uma das vagas acima de 23 anos, é provável que Rodrigo Dourado fique com a vaga de primeiro volante. Mas Thiago Maia tem treinado bem e pode ocupar esse setor.

A seleção faz amistoso neste sábado em Goiânia e os indícios do time da estreia, quinta-feira contra a África do Sul, podem ficar mais evidentes.

Abaixo, veja como pode ser a proteção de Rafinha para Neymar jogar com liberdade.

campo_rafinha_neymar_210n

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.