Topo

Coluna do PVC

A lista de Tite

PVC

22/08/2016 12h56

Dos 23 convocados por Tite, sete trabalharam com ele em clubes brasileiros. Fágner, Gil, Marquinhos, Renato Augusto, Paulinho, Giuliano e Taison. Destes, três nomes são surpreendentes: Giuliano, Taison e Paulinho. Os outros, naturais. Digamos que esta seja a cota dos homens de confirança do novo técnico da seleção brasileira, que também chamou sete campeões olímpicos.

Todo treinador tem suas preferências e começar um trabalho que jamais fez justifica ter gente que conhece. Os erros e acertos vão começar a aparecer a partir do jogo contra o Equador. E Tite entenderá o que precisa corrigir.

Falta na lista faz Luan. Seria o atacante ideal por sua capacidade de movimentação. Mas Tite fechou a lista logo depois do jogo contra a Dinamarca e Luan destacou-se mesmo nas semifinais e finais. Daí sua ausência.

Thiago Silva está fora por lesão e pode voltar rapidamente ao grupo

Não é uma lista de parceiros. É uma lista de confiança, que mescla jovens e experientes para um desafio muito mais cruel do que a Olimpíada: ganhar dois jogos nas eliminatórias.

Isso exige homens formados.

Como Willian, Renato Augusto, Neymar, Casemiro, Marcelo… Grande notícia, o retorno do mais habilidoso lateral-esquerdo brasileiro.

Os garotos vão dar talento no ataque. Provavelmente com Gabriel atacante titular em Quito.

O time mais provável para a estreia: Alisson, Daniel Alves, Miranda, Gil e Marcelo; Casemiro e Renato Augusto; William, Neymar e Coutinho; Gabriel.

Dá para vencer no Equador.

Mais do que isso: dá para montar um time forte em médio prazo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.