Topo

Coluna do PVC

Mistério e sonho de título internacional no Clássico das Multidões

PVC

23/08/2016 16h01

Santa Cruz e Sport já disputaram cinco clássicos neste ano. Duas vitórias rubro-negras, uma tricolor, dois empates por 1 x 1. A instabilidade no Brasileirão não dá certeza de prioridade para a Copa Sul-Americana, mas nenhum clássico das multidões deste ano teve o valor do que será realizado na Arena Pernambuco nesta quarta-feira. Vale competição internacional.

Oswaldo de Oliveira faz treino fechado e não confirma se escalará todos os seus titulares. Mas é difícil não escalar, porque a pressão de perder para o rival é enorme.

Doriva, no Santa, só não terá o lateral-esquerdo Tiago Costa e já percebeu a importância da vitória. O Santa Cruz disputa o rebaixamento neste momento, pretende estabilidade fora da zona da degola e então tentar ir o mais longe possível na Copa Sul-Americana.

O primeiro passo é ganhar do Sport, grande rival.

Nenhum clube brasileiro chega à decisão da Copa Sul-Americana desde 2013 — Ponte Preta x Lanús na finalíssima — e nenhum disputa a semifinal desde 2014 — São Paulo x Atlético Nacional. Mais um motivo para Sport e Santa Cruz sonharem com a classificação. O vencedor do confronto enfrentará Independiente de Medellín ou Sportivo Luqueño na próxima fase.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.