Topo

Coluna do PVC

Empate no clássico obriga Atlético a desempenho perfeito em seis jogos

PVC

18/09/2016 18h36

O Atlético voltou a ficar cinco pontos abaixo do líder depois de empatar por 1 x 1 com o Cruzeiro, no bom clássico do Mineirão. Foi o quarto clássico seguido sem triunfo do Cruzeiro contra o Atlético no Mineirão, mas o quinto clássico sem que o Galo se imponha à Raposa em qualquer lugar. O resultado foi ruim para os dois, mas um pouco pior para o time de Mano Menezes, que visitará o Flamengo, em Cariacica, na próxima rodada. Depois, enfrentará o Grêmio, no Mineirão. Ou o Cruzeiro volta a apresentar o futebol do início da era Mano Menezes ou voltará a correr risco de rebaixamento.

Não que não tenha jogado bem no clássico. No segundo tempo, especialmente, o Cruzeiro teve chance de virar o marcador. Sempre pronto para o contra-ataque, com De Arrascaeta colocando velocidade, apesar de ter o terceiro maior índice de erros de passes de sua equipe.

Ao Atlético, em melhor situação, porque ainda na zona de classificação da Libertadores, mas cinco pontos abaixo na luta pelo título, resta a lembrança dos dois confrontos diretos, no Independência, contra Flamengo e Palmeiras, dias 29 de outubro e 16 de novembro. Para chegar até lá, daqui a seis rodadas, com chance de taça, o Atlético precisará fazer 14 dos 18 pontos que disputará. Esta conta leva em conta a pontuação dos líderes que podem fazer 12 dos 18 pontos, ou seja, a manutenção dos 65% de aproveitamento atual.

Se o Atlético fizer 14 pontos em seis jogos, em teoria, pode chegar aos confrontos diretos a três de distância do Flamengo e quatro do Palmeiras. Chance de terminar estes confrontos a três rodadas do fim da campanha e a um ponto da liderança.

Os seis próximos jogos do Atlético antes de receber o Flamengo são: Internacional em casa, Ponte Preta e Corinthians fora, América em casa, Botafogo fora e Figueirense em casa.

Neste período, o Flamengo receberá o Cruzeiro, visitará o São Paulo, receberá o Santa Cruz, visitará o Fluminense, visitará  o Internacional e receberá o Corinthians.

O Palmeiras recebe o Coritiba, visita o Santa Cruz e  o América, recebe o Cruzeiro, visita o Figueirense e recebe o Sport. Na rodada de Atlético x Flamengo, o Palmeiras visita o Santos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.