Topo

Coluna do PVC

Brasileirão tem 20 mudanças de técnico e só duas deram resultado

PVC

19/09/2016 10h40

Só seis clubes mantêm seus técnicos desde o início do Campeonato Brasileiro e destes apenas o Santos tem o mesmo treinador desde janeiro. Os outros clubes fieis a seus treinadores são o Palmeiras, o Atlético Paranaense, o Fluminense, o Sport e a Ponte Preta. Foram 20 mudanças até agora e apenas duas fizeram o time subir na tabela de maneira consistente.

Os heróis da transformação são Zé Ricardo, do Flamengo, e Jair Ventura, do Botafogo.

Muricy deixou a Gávea depois do primeiro jogo do Brasileirão, vitória sobre o Sport, em Volta Redonda. Foi substituído por Jayme de Almeida no segundo e terceiro jogos. Quando Zé Ricardo assumiu, na quarta rodada, o Flamengo era o 13o colocado. Hoje é o segundo. Mas é importante lembrar que ao entregar o cargo a Zé Ricardo, o rubro-negro tinha apenas três pontos de distância para o líder daquele momento, o Santa Cruz.

A outra mudança que deu resultado foi a de Ricardo Gomes por Jair Ventura. Ao assumir, o filho do Furacão da Copa via o Botafogo na 17a colocação. Era a primeira rodada do segundo turno, mas o clube tinha uma partida a mais. Em oito jogos, conquistou 18 pontos. No primeiro turno, o Botafogo levou 17 rodadas para alcançar essa pontuação.

Tirando Zé Ricardo e Jair Ventura, todos os demais mantiveram os times na posição original ou despencaram. Há casos de subidas tímidas, aqui consideradas como manutenção. Mano Menezes assumiu o Cruzeiro em 17o lugar e agora é 15o colocado. Na prática, continua brigando para não ser rebaixado, o que explica o entendimento aqui de que manteve o time na mesma posição, mesmo subindo dois degraus na classificação.

Veja abaixo quem assumiu em qual posição e como deixou seu clube até ser trocado ou até a rodada atual do Brasileirão. São 20 mudanças de treinadores. Não se considera como mudança o técnico interino, exceto quando disputou a primeira rodada.

AMÉRICA MINEIRO – Givanildo Oliveira (5 jogos, 20º lugar), Cláudio Prates (interino, 2 jogos), Sérgio Vieira (8 jogos, 20º lugar), Enderson Moreira (continua em 20o lugar)

ATLÉTICO MINEIRO – Diego Aguirre (1 jogo), Marcelo Oliveira ( assumiu em 3º lugar e continua na mesma posição)

BOTAFOGO – Ricardo Gomes (18 jogos, 17º lugar), Jair Ventura (assumiu em 17º lugar, está 9º lugar)

CORINTHIANS – Tite (7 jogos, 4º lugar), Fábio Carille (2 jogos), Cristóvão Borges (18 jogos, 5º lugar)

CHAPECOENSE – Guto Ferreira (10 jogos, 8º lugar), Caio Júnior (assumiu em 8o lugar, está em 10º lugar)

CORITIBA – Gílson Kleina (4 jogos, 17º lugar), Pachequinho (14 jogos, 19º lugar), Paulo César Carpegiani (assumiu em 19º lugar, está em 14º lugar)

CRUZEIRO – Geraldo Delamore (1 jogo, interino), Paulo Bento (17 jogos, 15 rodadas, 19º lugar), Mano Menezes (assumiu na 17a. rodada em 19o lugar, está em 15º lugar)

FIGUEIRENSE – Vinicius Eutrópio (14 jogos, 17º lugar), Argel Fucks (9 jogos, subiu de 17o lugar para 18º lugar), Tuca Guimarães (assumiu em 18º lugar, está em 17º lugar)

FLAMENGO – Muricy Ramalho (1 jogo), Jayme de Almeida (interino, 2 jogos), Zé Ricardo (assumiu na 4a rodada em 13º lugar, está em 2o lugar)

GRÊMIO – Roger Machado (25 jogos, 6º lugar), James Freitas (interino, 6º para 11º lugar)

INTERNACIONAL – Argel Fucks (14 jogos, entregou em 9º lugar), Paulo Roberto Falcão (5 jogos, 2 empates, 3 derrotas, caiu de 90 para 14º lugar), Celso Roth (assumiu em 14º lugar, caiu para 18º lugar)

SANTA CRUZ – Mílton Mendes (19 jogos, 19º lugar), Adriano Teixeira (2 jogos como interino, 19º lugar), Doriva (assumiu e continua em 19º lugar)

SÃO PAULO – Edgardo Bauza (18 jogos, 11º lugar), André Jardine (2 jogos, subiu para o 9º lugar), Ricardo Gomes (assumiu em 9º lugar, caiu para 12º lugar)

VITÓRIA – Vágner Mancini (24 jogos, 17º lugar), Argel Fucks (17º lugar, 15/9, 16º lugar)

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.