Topo

Coluna do PVC

Bolas paradas decidem liderança do Palmeiras

PVC

24/09/2016 18h03

Dos 47 gols do Palmeiras no Brasileirão, 19 nasceram de jogadas de bolas paradas. Não se trata apenas dos cruzamentos, tipo de lance que Cuca explora muito menos quando seu time está na frente. Contra São Paulo e Flamengo, houve excesso de cruzamentos pela dificuldade de entrar por baixo. Mas a diferença de Cuca está no detalha das jogadas ensaiadas, como a do segundo gol, com a entrada de Roger Guedes para receber o passe em profundiade e o toque por baixo, para Mina marcar.

O primeiro gol também foi de jogada ensaiada, mas que não funcionou. Repare como o cruzamento normalmente chega no meio da grande área, perto da marca do pênalti. Só que no gol de Leandro Pereira a bola foi interceptadae o gol só nasceu por causa da falha do goleiro Wilson.

De qualquer maneira, o Palmeiras foi outra vez superior e chegou a ter 65% de posse de bola. Mesmo pecando. Moisés, o melhor passador do time, errou 25% dos passes, um excesso. Cuca tratou de tirá-lo da função de principal armador e voltou ao 4-2-3-1 com Dudu centrralizado, Roger Guedes pela direita, Erik à esquerda. Depois, Leandro Pereira como centroavante e Gabriel Jesus movimentando-se mais pelos lados.

O Palmeiras agora tem dois jogos fora de casa e que não serão simples. Mesmo contra lanterna e vice-lanterna, o Palmeiras precisa nos dois próximos jogos repetir as atuações que o transformaram no melhor visitante do campeonato, empatado com o Flamengo. Se somar seis pontos, a chance de se distanciar do Flamengo será grande.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.