Topo

Coluna do PVC

Os reflexos da rodada de quarta-feira para o Brasileirão

PVC

28/09/2016 23h38

Para a Copa do Brasil, a conseqüência dos quatro jogos de quarta-feira é óbvia. Estão todos abertos, especialmente as três vitórias por 2 x 1, do Corinthians, Santos e Grêmio… Fazer um gol de diferença no retorno é mais do que possível. Mas a noite de quarta teve também a surpreendente eliminação do Flamengo da Copa Sul-Americana. Zé Ricardo descarta que isto traga boas conseqüências, como concentrar energias para ganhar o Brasileirão. "Não vejo desta forma. Nós queríamos também ganhar a Copa Sul-Americana", disse em entrevista ao repórter Marcelo Courrege, assim que terminou a partida.

Mas é fato que o Palmeiras terá compromisso no dia 19 de outubro e o Flamengo não terá. O mesmo Zé Ricardo falou sobre o primeiro tempo ruim, segundo ele, porque o time sentiu o cansaço. Ops… Então pode ter reflexo positivo não haver duas competições.

O pior que pode acontecer ao Palmeiras na briga pelo título brasileiro é cruzar com o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil. Uma coisa parece não ter nada a ver com a outra, mas tem. Se avançar contra o Grêmio e enfrentar o Cruzeiro, Cuca terá liberdade para afirmar que não dará prioridade para o mata-mata, porque o Palmeiras não vence o Brasileirão há 22 anos. Contra o Corinthians, é muito difícil dizer isso. Para não afirmar que jamais aconteceu, houve Felipão em 1999, que escalou o time inteiro reserva no primeiro jogo das finais do Paulistão e só levou 3 x 0 nos últimos cinco minutos.

Mas não será fácil assumir postura semelhante à de 17 anos atrás.

O Palmeiras pode eliminar o Grêmio com 1 x 0 simples no Allianz Parque. O confronto do Mineirão também está aberto entre Cruzeiro e Corinthians. O Internacional pode chegar ao meio de outubro mais confiante e menos dependente de resultados para sair da zona da degola — Ave Maria, cheia de graça… O Atlético não pode jogar tão mal em Caxias quanto jogou no Mineirão contra o Juventude.

A Copa do Brasil terá tensão nos quatro jogos.

O Flamengo não queria ser eliminado. Mas vai observar a tudo de camarote pensando só no Brasileirão.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.