Topo

Coluna do PVC

Mudou tudo no Brasileirão. O quinto colocado vai à Libertadores

PVC

29/09/2016 13h00

A reunião que definirá quem ficará com as quatro vagas novas da Libertadores será domingo em Bogotá, mas é possível cravar uma informação: o Brasil já tem o sexto representante. A discussão sobre as demais federações a ganharem vagas é extensa e haverá disputa política. Mas não é viável aumentar quatro representantes do continente sem dar pelo menos mais um lugar para o Brasil.

O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, anunciou no final da manhã desta quinta-feira uma decisão importante e correta. A vaga a mais, quando confirmada, será do quinto colocado do Brasileirão. Havia uma discussão sobre a Copa do Brasil ficar com o lugar, mas o correto é a vaga ser do campeonato mais importante do país e isto foi dito pela Confederação Sul-Americana.

Daí que isso muda tudo a partir da rodada deste final de semana do Brasileirão. O Grêmio, oitavo colocado, parecia fora da disputa pela Libertadores e agora está só três pontos atrás do Fluminense, neste momento classificado para o torneio continental. Até o Botafogo e a Chapecoense, cinco pontos abaixo, passam a ter possibilidade, mesmo que remota. A zona da pasmaceira virou zona do agrião, a grande área que decidirá qual o quinto representante do Brasil na Libertadores nova, disputada de fevereiro a novembro, em 2017.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.