Topo

Coluna do PVC

Sandro Meira Ricci quase estraga campeonato que pode ser vencido por três

PVC

13/10/2016 23h36

Não é um lance de tecnologia. É lance de incompetência. Não adianta colocar árbitro de vídeo, imagem no telão, monitor na mão do quarto árbitro. Nada disso funciona quando o árbitro simplesmente não acredita no que o bandeirinha marcou. Neste caso, o assistente Émerson Augusto de Carvalho. O gol de Henrique era irregular e evidente. Não era preciso criar a confusão que Ricci criou. Seja quem for que tenha convencido Ricci a seguir o que o assistente havia marcado, conseguiu salvar a rodada de acusações que certamente surgiriam de favorecimento ao Fluminense ou ao Palmeiras. Não houve.

Ainda que a alegação do Flu de que o assistente marcou impedimento de Cícero e não percebeu que o gol foi de Henrique, o certo era a anulação e a solução rápida. Sandro Meira Ricci demonstrou toda a sua incerteza para todo o país perceber. Não pode.

O Flamengo encosta no Palmeiras e fica de novo um ponto atrás, como acontecia até a rodada 27. Nas circunstâncias, a combinação de resultados não foi ruim para o líder do campeonato. O Palmeiras correu o risco de perder na finalização de Robinho, que Zé Roberto salvou de maneira impressionante aos 19 minutos do segundo tempo.

A lógica era o Palmeiras vencer um time que briga para não ser rebaixado. Mas era evidente a dificuldade de enfrentar o Cruzeiro, que não perde há três rodadas. Ter um ponto de vantagem quando faltam oito rodadas é melhor do que ter um ponto acima quando faltavam onze rodadas, como antes do empate entre São Paulo e Flamengo. O raciocínio palmeirense precisa ser este, levando em conta o risco da derrota. É melhor somar um ponto.

Mas o Flamengo volta ao retrovisor. O Fluminense foi melhor no primeiro tempo e saiu perdendo com gol legal. A falta pedida por Júlio César não aconteceu. A superioridade da primeira etapa parecia refletir-se no início da segunda, porque Marcos Júnior empatou logo aos dois minutos. Então, Wellington Silva falhou e Fernandinho não perdoou.

Veio então a péssima atuação de Sandro Meira Ricci, que ia validando um gol irregular de Henrique.

O Atlético também se aproxima, cinco pontos atrás do líder. Sofreu um pouco no primeiro tempo, Osman quase fez 1 x 0 para o América, mas o Galo era superior e também teve chance clara com Clayton. Isto tudo antes do gol de Fred, grande jogada de Otero, o melhor em campo. A jogada clareou a atuação do Atlético, que tem mais duas rodadas para diminuir a diferença para os dois primeiros colocados antes de seus confrontos diretos.

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.