Topo

Coluna do PVC

Palmeiras também tem recorde de pontos no segundo turno

PVC

16/10/2016 18h13

A impressão geral é de que o Palmeiras caiu de produção no segundo turno. Pode ser. Gabriel Jesus só fez um gol nos últimos nove jogos, a criatividade pode ser menor. Mas o Palmeiras alcançou o maior número de pontos de um time no segundo turno do Brasileirão, desde que os pontos corridos passaram a ser disputados por 20 clubes.

O Palmeiras terminou o primeiro turno com 36 pontos. Hoje já tem 64, total de 28 pontos conquistados no returno.  Na mesma altura do segundo turno do ano passado, o Corinthians tinha 25. O Cruzeiro do bicampeonato de 2013 e 2014 somava 18 e 25 respectivamente. O Flamengo de 2009 de arrancada fulminante, contabilizava 26 pontos.

O Palmeiras é líder do returno com 28, o Botafogo tem 27 e o Flamengo 26. Os números indicam o melhor segundo turno da história. O campeonato está nivelado por cima.

Contra o Figueirense, pode-se discutir o pênalti sobre Gabriel Jesus. Para mim, não foi. O Palmeiras esforça-se demais para recuperar a bola e devolve-a rapidamente para o adversário. É um time tenso pela perspectiva do título depois de 22 anos. Mas é um time bom. Forte. Decisivo.

Neste momento, líder porque foi o melhor do primeiro turno e tem a melhor campanha do returno da história.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.