Topo

Coluna do PVC

Mourinho tem índice de fim de projeto em seu início no Manchester United

PVC

20/10/2016 12h42

De todas as vezes que Mourinho começou um campeonato e chegou ao oitavo jogo, o Manchester United é o segundo pior índice. Só ganha do Chelsea que beirava o rebaixamento há um ano.

Nas primeiras oito partidas de Campeonatos Nacionais, em Portugal, Inglaterra, Espanha e Itália, José Mourinho sempre ajudou seus times com índices expressivos. As exceções em suas carreiras foram os momentos de desgaste. Na temporada 2007/08, Mourinho foi demitido depois de empatar contra o Rosenborg em Stamford Bridge, pela Champions League. O Campeonato Inglês estava apenas na sexta rodada. Já com Avram Grant, na oitava rodada, aquele Chelsea tinha 12 pontos.

Era até então o pior desempenho de Mourinho no começo de um torneio.

Seu recorde positivo, comparando todos os trabalhos e incluindo a passagem pelo Porto, foi no Chelsea de 2005/06. Eram 22 pontos nos primeiros oito jogos do Campeonato Inglês.

O pior desempenho, ano passado, no Chelsea: 8 pontos em 8 jogos. Mourinho foi demitido no dia 17 de dezembro, na 16a rodada, em 16o lugar.

Antes, seu pior desempenho em início de temporada aconteceu no último ano de Real Madrid. Tinha 14 pontos depois de oito rodadas.

Era o desgaste. Foram muito mais bem sucedidas as primeiras oito rodadas de 2010/11 (20 pontos) e de 2011/12 (19 pontos).

Pois hoje, no início de trabalho no Manchester United, José Mourinho tem índice igual ao do Real Madrid do último ano.

Sem o desgaste de sua terceira temporada.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.