Topo

Coluna do PVC

Os 18 homens de confiança de Tite

PVC

21/10/2016 11h44

Desde a primeira lista para os jogos contra Equador e Colômbia, o técnico Tite chamou 30 jogadores. Na manhã desta sexta-feira, na sede da CBF, convocou 24. Da convocação para as partidas contra Argentina e Peru, nos dias 10 e 15 de novembro, 18 estiveram presentes nas três listas de Tite. Significa que ele já tem uma base grande em quem confia e pretende manter no grupo.

Os dezoito homens de confiança são Alisson, Wéverton, Daniel Alves, Fágner, Marcelo, Filipe Luís, Miranda, Gil, Marquinhos, Casemiro, Paulinho, Renato Augusto, Lucas Lima, Giuliano, Willian, Coutinho, Gabriel Jesus e Neymar.

É sempre a discussão sobre se seleção é momento e se é ruim ter um grupo fechado. Não é bom estar com olhos vendados para quem vive bom momento. Mas seleção exige continuidade, trabalho mês a mês, com repetições dos convocados.

Exige também sensibilidade para chamar quem pede passagem no trabalho dia a dia no seu clube, em qualquer campeonato do mundo.

Há discussões na lista para Argentina e Peru. Uma delas é a ausência de Diego Alves, do Valencia: "Estamos observando o Diego também", disse o coordenador Edu Gaspar. Outra é a presença de Lucas Lima, que não tem jogado bem pelo Santos.

O outro pecado é a Data Fifa não paralisar o Brasileirão. O jogo contra a seleção peruana acontecerá no dia 15 de novembro, em Lima, mas pelo fuso horário já será 00h15 do dia 16, em Brasília. Nesse mesmo dia, o Flamengo enfrentará o América Mineiro no estádio Independência, sem o goleiro Alex Muralha. No dia 17, o Palmeiras enfrentará o Atlético, também no Independência, com a tentativa de escalar Gabriel Jesus, que terá atuado pela seleção na véspera.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.