Topo

Coluna do PVC

Michel Bastos não será do Cruzeiro em 2017

PVC

28/10/2016 14h54

Michel Bastos e Cruzeiro tiveram namoro recente, como o blog do Vitor Birner revelou ontem.  Mas ele não jogará pelo clube de Belo Horizonte no ano que vem. Há duas semanas, o diretor de futebol Bruno Vicintim deu declaração ambígua sobre o interesse em Michel Bastos. Já houve conversas. Mas a diretoria cruzeirense tem como consenso de que não é prioridade do time um jogador do perfil de Michel Bastos.

Não há uma única razão para isso e o episódio da falta ao treino de quinta-feira reforça uma ideia da Toca da Raposa de que Michel Bastos saiu um pouco do foco de sua carreira nos últimos anos. A percepção da diretoria é ter um elenco muito cuidadoso com a vida pessoal e o risco de ter alguém fora desse eixo não agrada.

Além disso, a ideia da direção é investir no retorno de laterais que o clube já possui e na contratação de atacantes. A avaliação é de que o elenco atual é bom e precisa apenas de ajustes para jogar em alto nível a temporada do ano que vem.

No retorno de Mano Menezes, os resultados oscilaram mais do que se esperava, mas uma das indicações é de que o nível de preparação físico do elenco não era igual ao de sua chegada em 2015, período em que Mano dirigiu o Cruzeiro por 16 partidas e só perdeu uma — a segunda depois de anunciar sua saída.

Já houve também conversas entre São Paulo e Palmeiras sobre uma possível troca de Rafael Marques por Michel Bastos. Hoje, quando questionados sobre essa chance, os dirigentes dos dois clubes afirmam: "Isto é notícia velha." Pode até voltar a acontecer. Mas não há pistas disso neste momento.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.