Topo

Coluna do PVC

Dia cívico no Fluminense e no Palmeiras

PVC

26/11/2016 11h08

Num ano em que se reclamou da falta de opções de candidatos nas eleições municipais, é um bom exercício de democracia o sábado 26 de novembro. Eleições para presidente no Fluminense e no Palmeiras. Até quatro anos atrás, votar era um direito restrito a grupos menores do que 200 conselheiros veteranos.

Hoje, não .

Os sócios do clube podem votar no Palmeiras, onde a caneta para assinar a presença é verde.

E os sócios torcedores podem votar no Fluminense.

O exercício democrático tem diferenças nos dois clubes. No Palmeiras, o candidato único Maurício Galiotte será aclamado por causa do sucesso do segundo mandato de Paulo Nobre, mas também pela capacidade de aglutinação do novo presidente.

Um dos motivos de a oposição não ter lançado candidatura desta vez foi o respeito à trajetória de Galiotte no clube. O Palmeiras teve candidato único em 1971, 1995 e 1999, para eleger Paschoal Giuliano e Mustafá  Contursi duas vezes. Há 17 anos, isto não acontecia.

No Fluminense, é diferente.

Justamente pela possibilidade de votos dos sócios torcedores e pelo equilíbrio da disputa causado pelos maus resultados do time de futebol, há pesquisas que apontam vitória para Pedro Abad, da situação, e para Mario Bittencourt, ex-vice de futebol.

Celso Barros também tem pesquisa própria que o aponta vencedor. No Rio de Janeiro, havia táxis com campanha de Celso Barros no vidro traseiro.

Colou o adesivo. Se a campanha colou, é incerto.

Mas é justo lembrar que a democracia, de formas diferentes, chegou aos clubes. Neste sábado, quem participa e é sócio pode votar.

Os veteranos conselheiros não decidem sozinhos o futuro de Fluminense e Palmeiras.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.