Topo

Coluna do PVC

Maracanã tem novo consórcio formado para tentar compra

PVC

01/12/2016 09h34

A empresa de marketing esportivo CSM tem dois novos sócios na tentativa de montar consórcio e participar do processo de revenda do Maracanã. Um deles é a GL Eventos, empresa francesa, responsável pela montagem de todas as instalações temporárias da Copa das Confederações, em 2013. O outro parceiro é a Amsterdam Arenas, empresa holandesa responsável pelo Amsterdam Arena, estádio do Ajax concebido para ser o mais moderno do planeta, no meio dos anos 1990.

As três empresas juntas montam o consórcio que pode ter anuência de Flamengo e Fluminense. Hoje, a dupla Fla-Flu têm acordo com o governo do estado para fazer toda a operação dos jogos realizados no Maracanã até o final do ano. Na prática, quem realiza todo o processo para Flamengo e Fluminense é a companhia de marketing esportivo, CSM.

Depois dos Jogos Olímpicos, o Maracanã não voltou para a concessionária formada pela Odebrecht, que evita assinar o recebimento de volta do governo do estado. O interesse evidente é não voltar a ter a responsabilidade da administração do Maracanã. A concessionária justifica que o estádio não está sendo devolvido nas mesmas condições em que foi entregue à Rio 2016.

Tudo isso atrasa o processo de revenda da concessão do Maracanã ou a abertura de um novo processo de licitação, para definir como e quem será o administrador do estádio a partir de 2017.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.