Topo

Coluna do PVC

A base de Tite para o jogo contra a Colômbia

PVC

19/01/2017 10h35

Desde abril de 2013, a seleção não era convocada apenas com jogadores que atuam no Brasil. Daquela vez, Felipão convocou oito que já vinham trabalhando com os convocados da Europa, de um total de 30 convocados. Aconteceu antes das partidas contra Chile e Bolívia, última chamada antes da Copa das Confederações.

Desta vez, Tite chamou 23 jogadores.

Destes, sete fizeram parte do trabalho de Tite, em seus seis jogos iniciais.

Mas a surpresa é perceber que dos 31 convocados antes do amistoso contra a Colômbia, dez jogavam por times do Brasil. Um terço.

Há décadas isso não acontece. Vale sempre a lembrança de que na história das Copas, só uma seleção foi campeã com mais convocados de fora do que de dentro do próprio país. Só a França de 1998.

A pergunta é se a seleção tem tido mais jogadores de clubes brasieliros porque exporta menos ou porque produz jogadores melhores. Tite respondeu: "Não sei."

Tem a ver com menos talentos pretendidos pelos melhores clubes do planeta. Mas também tem a ver, como Tite fez questão de dizer, com a premissa de que não importa onde o jogador atua, mas sim sua qualidade .

A isenção da convocação é evidente.

Agora são 48 convocados. Destes 27 de clubes do Brasil.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.