Topo

Coluna do PVC

Os pontos positivos do Corinthians de Fábio Carille

PVC

19/01/2017 10h02

O Corinthians da vitória por 4 x 1 sobre o Vasco foi compacto, moderno, taticamente parecido com os melhores dias do ano passado. A promessa de Fábio Carille de ter uma equipe semelhante à que Tite montou entre 2015 e 2016 deu sinais de que pode acontecer. É a grande chance da carreira de Carille. Não apenas para se firmar no Corinthians, como para se colocar no mercado para outras experiência se eventualmente deixar o clube na seqüência.

Vencer de goleada e contra o Vasco dirigido por Cristóvão Borges é também um símbolo. Porque Cristóvão passou pelo Corinthians sem sucesso, assim como Oswaldo de Oliveira. Carille representa a tentativa de resgate do jogo coletivo de 2015 e 2016.

Mas vale a lembrança de que em 2016, mesmo enquanto Tite esteve no comando, o Corinthians sofreu nos jogos contra os times mais fortes. Foi bem mesmo nas partidas teoricamente mais simples.

Para o Vasco, o susto maior é perceber a facilidade com que o Corinthians infiltrou-se na defesa, pela faixa central. Dos quatro gols, três foram pelo meio da defesa cruzmaltina, um apenas em jogada pelos lados do campo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.