Topo

Coluna do PVC

Controle do futebol interferiu em ruptura entre Nobre e Galiotte

PVC

23/01/2017 12h43

O desejo de Paulo Nobre continuar interferindo no departamento de futebol foi um dos fatores que levaram à ruptura política entre o novo e o velho presidente do Palmeiras, além   da discussão sobre a impugnação ou não da candidatura de Leila Pereira ao Conselho Deliberativo. Fontes ligadas ao ex-presidente do clube indicam que Nobre pediu a Galiotte que a gestão continuasse sendo "a quatro mãos." Durante os quatro anos em que Paulo Nobre foi o presidente e Maurício Galiotte o vice, a decisão sempre foi do presidente. Não havia controle a quatro mãos. Galiotte passou a ter ingerência maior nas discussões com os parceiros – Adidas, Crefisa e W. Torre – e no momento em que houve descontentamento com o trabalho de José Carlos Brunoro, nos últimos seis meses do primeiro mandato.

Pessoas próximas a Galiotte têm outra versão. Em vez do trabalho "a quatro mãos", teria havido o pedido mais explícito para que Nobre seguisse no departamento de futebol. A resposta foi que a gestão seguiria o padrão definido desde 2013. Ou seja, o presidente acompanhando de perto, mas o departamento gerenciado por um profissional. Na gestão de Paulo Nobre, esse profissional foi José Carlos Brunoro nos dois primeiros anos, Alexandre Mattos nos dois seguintes.

A coluna de domingo da Folha de S. Paulo tratou da ruptura entre Paulo Nobre e Maurício Galiotte e as conseqüências para o futuro próximo do clube. Pode haver a eleição de Leila Pereira e depois a decisão sobre impugnar ou não sua candidatura, o que pode deixar muitos conselheiros eleitos em 11 de fevereiro sub-júdice.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.