Topo

Coluna do PVC

Não é difícil entender a cabeça de Tite

PVC

24/01/2017 18h21

Antes da escalação titular do Brasil ficar evidente no treino de terça-feira à tarde já era possível entender muitas coisas. A defesa, por exemplo. Para o técnico da seleção, está claro que quem já havia sido chamado, treinado junto com a equipe, tinha prioridade. É o caso de Rodrigo Caio, parte efetiva da seleção desde o princípio. Há quem prefira Vítor Hugo. Mas Rodrigo Caio sabe o que Tite deseja, daí começar como titular com Fágner, Geromel e Fábio Santos, todos com convocações anteriores.

Deve ser o caso de Wéverton, titular da seleção olímpica. Apesar de Alex Muralha também ter convocações recentes, Wéverton jogou. Não com Tite. Aqui é mais difícil ter certeza, mas provável que a medalha no Maracanã ajude.

Do meio para a frente, Walace é um caso semelhante com o de Wéverton. William Arão foi observado em várias partidas do Brasileirão.

O ataque é que não tinha muito como adivinhar. Porque Tite não tinha chamado nem Dudu nem Robinho nem Diego Souza, mas também nenhum dos concorrentes. Pela maneira como o treinador pensa futebol, Diego Souza deve jogar como centroavante, pivô, esperando a chegada dos meias e eventualmente revezando-se com Robinho.

Não ter tido o mesmo tempo para treinar que a Colômbia pode atrapalhar. Mas o técnico garantia na manhã de terça-feira que aproveitaria todo o período de treinamento para compensar o tempo perdido.

O jogo da amizade começa às 21h45 desta quarta-feira. Logo depois do apito inicial, deixará de ser da amizade. Pode crer. A Colômbia treina desde domingo pensando em vencer a seleção brasileira pela quarta vez na história.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.