Topo

Coluna do PVC

Federação julga diferença de público mínima e prefere clássicos à noite

PVC

15/02/2017 12h10

A Federação Paulista julga a diferença de público entre os clássicos às quartas-feiras à noite e domingo à tarde insignificantes. Por isso, faz a opção de marcar os dois primeiros confrontos entre os grandes para as noites de quarta. A exposição da televisão é maior e a diferença de espectadores mínima.

Mas não é uma medida definitiva a tranferência dos clássicos. Depois de Santos x São Paulo, hoje à noite, e de Corinthians x Palmeiras, na próxima quarta-feira, os outros quatro encontros entre os gigantes acontecerão nos finais de semana.

Nos últimos dois anos, os clássicos disputados pela fase de classificação do Campeonato Paulista tiveram como maior público Palmeiras 1 x 0 Santos, em 2015, no Allianz Parque, num domingo à tarde. Houve apenas um disputado numa quarta-feira à noite, justamente Santos x São Paulo, em 2015, com 8 mil pagantes. Neste caso, houve mais presença de torcedores do que no Santos x São Paulo, também em 2016, mas num domingo: 6.200 espectadores.

Palmeiras 3 x 0 São Paulo em 2015, com gol de cobertura de Robinho teve 25.800 torcedores numa quarta-feira à noite. São Paulo x Palmeiras no domingo de manhã, em 2016, levou 13 mil espectadores.

Há clássicos de outras fase com públicos maiores no domingo. Assim como a Libertadores lotou Corinthians x São Paulo em Itaquera com 39 mil pagantes em 2015. A questão não parece ser o horário, mas a promoção do jogo.

Melhor seria manter o domingo como o dia do clássico. E trabalhar para lotar os estádios.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.