Topo

Coluna do PVC

Ferj ainda trabalha por Engenhão e torcida dividida em Flamengo x Vasco

PVC

20/02/2017 11h08

Uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o departamento de competições da Federação do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e o presidente Rubens Lopes vai definir as hipóteses para as semifinais da Taça Guanabara. O Fluminense enfrentará o Madureira às 16h30, Flamengo e Vasco jogarão às 18h30, mas não há nem estádio nem definição sobre venda de ingressos, depois da liminar que determinou torcida única nos clássicos do Rio.

A Federação pretende estudar as possibilidades e apresentá-las aos clubes, que não estarão presentes na reunião, porque é dia de Congresso Técnico na CBF. Um dos argumentos da FERJ é o risco de emboscadas no Rio de Janeiro, organizadas pelas torcidas uniformizadas que não puderem entrar no estádio.

No mundo ideal, a Federação ainda estuda a possibilidade de derrubar a liminar que determina torcida única. Se não houve imposição de uma única torcida na semifinal entre Flamengo x Vasco, a partida acontecerá no estádio Nílton Santos, o Engenhão.

O Botafogo diz que o Flamengo não é bem vindo em seu estádio, mas o presidente Carlos Eduardo Pereira também afirmou que está sujeito às regras do campeonato que disputa, o que abre a brecha para a disputa do clássico no bairro do Engenho de Dentro.

A questão da torcida única é mais difícil, porque existe uma decisão judicial que obriga a não vender ingressos para os torcedores visitantes. Só que o regulamento do Campeonato Estadual diz que nas semifinais não há time visitante. O mando é da federação.

Se torcida única resolvesse o problema da violência, este blog poderia ser favorável. O ponto é que não resolve. Ano passado, em dia de clássico Corinthians x São Paulo, em Itaquera, com torcida única, houve confronto de torcedores numa rodovia em Valinhos, a 100 km de distância do estádio, aproximadamente. A única solução para a violência de torcidas é acabar com a impunidade e a sensação de impunidade.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.