Topo

Coluna do PVC

Oportunidade para São Paulo, Palmeiras e Santos

PVC

27/02/2017 14h09

Existe no Brasil um conformismo crônico. É o que faz todo dia alguém justificar ausência de público num estádio com alegações como "foi às 22h", ou "foi às 11h da manhã…" Há alguns anos, é o que acontece com as pesquisas que se repetem apontando que 25% da população brasileira não torce para clube nenhum. A cada pesquisa, aponta-se como uma surpresa e ninguém faz nada para mudar isso.

A pesquisa DataFolha desta terça-feira reforça que o Corinthians tem 36% da torcida paulistana, o que representa o total de são-paulinos, palmeirenses e santistas.

Só que além dos 19% de são-paulinos, 12% de palmeirenses,, 5% de santistas, há também 24% que não torcem para clube nenhum.

Em vez de se conformar, as diretorias de São Paulo, Palmeiras e Santos precisam agir.

Nos anos 1980, quando a pesquisa Placar-Gallup, de 1983, mostrou o São Paulo como a sétima torcida do Brasil, abaixo de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco, Santos e Atlético, a direção tricolor moveu-se. Na época, era a terceira no estado de São Paulo, acima do Santos, para quem perdia em termos nacionais.

A partir de 1984, o São Paulo passou a fazer o Expressinho viajar o interior e jogadores seus visitarem escolas públicas, assim como escolas visitavam o Centro de Treinamento. Era um trabalho de fortalecimento da torcida do São Paulo na periferia. O Tricolor deixou de ser um time da elite, passou a ter torcida pesada em Heliópolis, em Paraisópolis, no Capão Redondo, nos limites da zona sul.

Se há 24% da população que não torce para nenhum clube, significa que há potencial de crescimento enorme. Basta trabalhar para aumentar a base de torcedores.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.