Topo

Coluna do PVC

Leicester nas quartas-de-final. Ser ou não ser?

PVC

14/03/2017 18h18

A classificação do Leicester com vitória por 2 x 0 sobre o Sevilla, grande atuação no primeiro tempo e resistência à pressão sevillista no segundo, carrega uma série de perguntas. A primeira e mais óbvia é por que o time inglês não reagia com Claudio Ranieri como treinador e cresce sem freios desde que o assistente Craig Shakespeare assumiu o comando.

Sheakespeare foi um jogador medíocre, meio-campista que atuava pelo lado esquerdo em clubes de segunda e terceira divisões como o Walsall. Jogou também pelo Sheffield Wednesday.

Não é a primeira vez que um técnico interino consegue sucesso imprevisto. Avram Grant era desconhecido quando assumiu o lugar de José Mourinho e levou o Chelsea  a sua primeira final de Champions League, em Moscou 2008. Só não venceu nos pênaltis. Em 2012, Roberto Di Matteo assumiu o lugar de André Villas Boas e ajudou o Chelsea em seu primeiro título da Champions.

Funciona com os clubes ingleses.

Jogador inglês derruba técnico? Ser ou não ser?

Craig Shakespeare não precisa se manifestar, mas o sucesso repentino do Leicester depois da saída de Claudio Ranieri espanta.

O time era 16o. colocado na Inglaterra, fora das Copas e com derrota no jogo de ida das oitavas-de-final da Champions League no Sanchez Pizjuan. Depois da saída de Ranieri, há três semanas, três jogos e três vitórias.

Com a malícia de Vardy, que forçou a expulsão de Nasri, com oportunismo de Albrighton, autor do segundo gol, com o primeiro gol jamaicano da história da Champions League, marcado pelo zagueiro Morgan.

O Leicester está nas quartas para ser eliminado pelos mais fortes.

Ser ou não ser?

OS JÁ CLASSIFICADOS PARA  AS QUARTAS-DE-FINAL

Real Madrid, Barcelona, Leicester, Bayern, Juventus, Borussia Dortmund

Amanhã: Atlético de Madrid x Bayer Leverkusen (4×2), Monaco x Manchester City (3×5)

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.