Topo

Coluna do PVC

O dia em que o Juventus levou mais público do que o Flamengo

PVC

25/03/2017 13h30

O Flamengo levou apenas 1230 pagantes a Volta Redonda para assistirem à sua vitória sobre o Bangu, quarta-feira. Um escândalo!

Na quinta-feira, o Juventus venceu a Portuguesa por 3 X 1 no Rua Javari diante de 2355 espectadores que pagaram ingresso. Quase o dobro!

Embora seja mais um vergonhoso empate por 0 X 0 do futebol brasileiro, o disparate grita para mostrar a crise. Não apenas do Campeonato Carioca, que leva em média 2200 torcedores por partida.

O Flamengo é um caso à parte pela ausência dos estádios do Rio. A razão é esta. Mas o Fla não pode nunca jogar para 1200 pessoas.

Aponta-se para a falência dos estaduais para explicar os públicos ridículos. Mas o Brasileiro também tem média de 14 mil e jogos com 1500 pagantes.

Trata-se da eterna displicência com as políticas para atrair público. A única medida acertada até hoje foram os planos de sócios de Corinthians e Palmeiras, que premiam quem comparece a todas as partidas.

O Corinthians tinha 24 mil pessoas de público médio para assistir a Sócrates e Casagrande, na campanha do título paulista de 1982 – sem contar a final contra o São Paulo – e hoje carrega 30 mil para Itaquera.

Quem foi a Palmeiras X Mirassol terá chance de comprar ingresso para a final da Libertadores, porque terá 80% de presença.

Não se trata de elitizar, mas de atrair público. Quando se podia comprar ingresso na hora do jogo a preço baixo, o Palmeiras tinha 14 mil de média no Parque Antártica durante a campanha do Brasileiro de 1994, com Edmundo, Evair, Zinho, Roberto Carlos, Antônio Carlos…

Hoje são 30 mil de média, 24 mil no Campeonato Paulista.

Na Rua Javari, a atração é o cannoli. As pessoas começaram a ir ao estádio para comprar um cannoli por 3 reais, dois por 5. Hoje pagam R$ 5 por um cannoli.

Para o Juventus, vender cannoli e ter 2300 pessoas na Rua Javari na Série A2 do Campeonato Paulista é um feito, uma descoberta.

Para o Flamengo, quando tiver 40 mil por jogo ainda será menos do que seu potencial. Está na história do futebol do Brasil. O Flamengo teve 67 mil de público médio no Brasileiro de 1982.

É pecado ter qualquer jogo com menos gente do que o Juventus.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.