Topo

Coluna do PVC

Argentina em crise e a suspensão de Messi

PVC

28/03/2017 21h40

A suspensão de Messi foi exagerada, mas sua pena é igual à de Neymar no início das eliminatórias. Ao ser acusado de ofender o árbitro em Brasil X Colômbia da Copa América, Neymar pegou quatro jogos de gancho. Cumpriu dois no torneio continental, dois nas eliminatórias.

A diferença é que Neymar tinha suspeita de agressão. Só que havia imagem nem depoimento e a acusação foi pela ofensa. Era igual a Messi e quem confirmou a sentença foi a FIFA.

O problema se agrava para a Argentina, porque a fase final se aproxima, a repescagem é real e a seleção não engrena. A Argentina era primeira colocada quando contratou Eduardo Bauza. O Brasil era o sexto na mesma rodada, quando contratou Tite. A diferença é que o Brasil pediu socorro à seu melhor treinador e a Argentina, não.

Hoje o Brasil é líder e a Argentina está em quinto. Caindo. Sem Messi, a Argentina fez sete pontos em oito jogos. Uma vitória, quatro empates e três derrotas.

Se fizer cinco pontos na soma dos quatro jogos de suspensão, a Argentina chegará à última rodada com 27 e precisando de, no mínimo, um empate para se classificar. O resultado pode ser insuficiente.

Em La Paz, a Argentina teve chance de fazer 1 X 0 num contra-ataque no primeiro tempo. Fora isso, apenas defendeu-se contra a penúltima colocada das eliminatórias.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.