Topo

Coluna do PVC

"O Brasil é para técnicos brasileiros." Palavra de José Mourinho

PVC

30/03/2017 08h31

João Castello Branco é um personagem especial. Há quase quinze anos, é correspondente brasileiro no campeonato nacional mais disputado da Europa, entrevista jogadores brasileiros e estrangeiros com o microfone da ESPN Brasil. Filho de José Trajano, ele também vem de longe, negão… Por isso, foi atendido meses atrás por Ibrahimovic e nesta semana por José Mourinho.

A conversa revelou José Mourinho desarmado. Diga-se, anda mesmo diferente. Na capa da France Football da semana passada, Mourinho diz que virou "The calm one."

Com João Castello Branco, ele falou de muita coisa boa, mas com especial desenvoltura sobre a seleção brasileira que vai à Copa do Mundo da Rússia. "Tenho visto coisas que gosto de ver e, agora que estão classificados, podem tentar coisas novas, há tempo de inovar. Eu gosto que sejam vocês. Quando não é Portugal, gosto que sejam vocês", disse Mourinho. Calmamente.

Então foi perguntado pelo João se gostaria de um dia treinar a seleção brasileira, depois de consagrar-se e perto do fim da carreira. Riu. E disse somente. "Não posso ter nada mais calmo do que ter o Manchester United. Se calhar, sim. O Brasil é um país difícil e ao mesmo tempo encantador. Mas acho que a seleção brasileira é para os brasileiros."

Vale a lembrança de que Mourinho visita o Brasil desde sempre. Em 2006, estava no Pacaembu, no dia em que o River Plate eliminou o Corinthians da Libertadores. Em 2008, no Mineirão, para assistir a Brasil 0 x 0 Argentina.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.