Topo

Coluna do PVC

Virada de 3 x 0 é inédita no Paulista. De 2 x 0, só há dez anos

PVC

17/04/2017 15h34

A virada que o Palmeiras precisa jamais aconteceu numa fase mata-mata de Campeonato Paulista. Da última vez que o próprio Palmeiras teve desvantagem de 3 x 0 numa fase eliminatória simples da competição, não conseguiu virar. Aconteceu em 1999. Na primeira partida da decisão contra o Corinthians, o Palmeiras jogou com o time reserva e levou 3 x 0. No segundo jogo, empatou por 2 x 2, no jogo histórico das embaixadinhas de Edílson.

A maior virada já revertida foi de 2 x 0, a que o São Paulo precisa fazer contra o Corinthians, em Itaquera. Em 2007, jogo de ida das finais do Paulista, o São Caetano venceu o Santos por 2 x 0. O gol do título e da reviravolta foi marcado por Bruno Moraes, aos 36 minutos do segundo tempo.

A diferença para o clássico Corinthians x São Paulo é que Santos x São Caeetano jogaram a partida de volta da final no Morumbi, com maioria de torcida santista. Desta vez, o Corinthians jogará em Itaquera, com 100% de torcedores corintianos.

Mês passado, o Barcelona conseguiu uma virada inédita na história das competições europeias, ao tirar quatro gols de desvantagem contra o Paris Saint-Germain, nas oitavas-de-final da Champions League. Significa que o que nunca aconteceu pode acontecer.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.