Topo

Coluna do PVC

Os vencedores da primeira decisão

PVC

30/04/2017 18h12

O Corinthians foi perfeito. Não sofre gol, segunda melhor defesa do futebol brasileiro em 2017. Só o Bahia, entre os times da Série A, tem média de gols inferior (0,37).. O Corinthians levou 14 gols em 24 jogos (0,58 por partida). Entrar na defesa do Corinthians é muito difícil e, além disso, Fábio Carille entrou em campo falando em ganhar a primeira bola no tiro de meta. Foi assim que nasceu o primeiro gol.

O Corinthians não perderá por três gols de diferença na semana que vem. Nunca perdeu.

O Flamengo foi muito melhor do que o Fluminense no primeiro tempo. Não teve mais posse de bola, mas desarmou o dobro do Flu e finalizou o triplo (18×6). Ganhou por causa do erro de Renato Chaves, que resultou no gol de Éverton. Mas não só por isso.

No segundo tempo, atraiu o Fluminense, que passou a ter chances de gol. Mas as oportunidades mais claras foram em dois contra-ataques rubro-negros. Uma bola que Berrio não conseguiu dominar corretamente e outra em que Guerrero finalizou e obrigou Diego Cavalieri a espalmar a escanteio.

O Flamengo foi melhor e prepara agora o jogo contra a Universidad Católica, quarta-feira. A decisão está aberta, mas a experiência do Flamengo ajuda muito. Ficou provado no domingo.

Em Belo Horizonte, o Cruzeiro foi melhor no primeiro tempo. O Atlético equilibrou no segundo. No jogo todo, o Atlético conseguiu evitar as jogadas de velocidade cruzeirense. Sem transição veloz, ficou mais difícil para o Cruzeiro criar chances concretas de gol. O Cruzeiro está mais montado do que o Atlético, mas no Independência, possivelmente sem cruzeirenses, o Atlético será favorito para ser campeão.

O Internacional sofrerá em Novo Hamburgo, numa final em que NÃO vale o gol como visitante (*).

O Coritiba deu show no Atlético Paranaense e está próximo de ser campeão paranaense.

 

(*) O texto original dizia que o gol como visitante valia no Rio Grande do Sul. Ato falho. No programa A Última Palavra, no FOX Sports, dei a informação correta. Faltou voltar aqui, reler e corrigir.

Desculpe,

PVC

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.