Topo

Coluna do PVC

São Paulo vence depois de ver Palmeiras tentar espelhá-lo

PVC

27/05/2017 20h44

Cuca tem uma teoria brilhante para explicar quando um técnico fica, de fato, muito bom. É quando ele consegue se antecipar às decisões do treinador adversário. Ele fez isso contra Rogério Ceni na escalação. Entrou na cabeça de Rogério Ceni e decidiu espelhar o sistema com três zagueiros implantado pelo tricolor.

Deu errado.

Se um time é melhor do que o outro em qualidade dos jogadores, por que deve se espelhar ao rival? Não deveria. Felipe Melo começou como líbero, com Mina dando combate à velocidade de Luiz Araújo. Juninho dava conta da marcação de Lucas Pratto.

Aparentemente, havia duas razões para Cuca espelhar o sistema tático. A crença de que Felipe Melo não marca individualmente e talvez tivesse problemas para acompanhar Cueva. E a necessidade de ter um homem rápido para contrapor a rapidez de Luiz Araújo. Nos primeiros três lances, Mina não conseguiu segurar o ponta são-paulino. Depois, resolveu a marcação.

O São Paulo tinha menos posse de bola e mais chances de gol. Numa delas, Luiz Araújo foi ao fundo e cruzou na altura da cintura de Lucas Pratto, que finalizou para fora e reclamou com seu colega por não ter lhe dado a bola no chão.

O segundo tempo veio do mesmo jeito até que Marcinho, jogando como ala pela direita, encontrou espaço atrás de Michel Bastos. O líbero Felipe Melo não conseguiu fazer a cobertura e Fernando Prass falhou. Pratto finalizou entre o pé esquerdo do goleiro e a trave. Gol do São Paulo.

Jean ainda perdeu pênalti sofrido por ele mesmo. Só então Cuca abriu mão do sistema com três zagueiros e colocou sua equipe num 4-2-3-1, com Roger Guedes pela direita, Dudu pelo centro, Keno à esquerda e Borja na frente. O São Paulo imediatamente mudou o sistema de três zagueiros para também atuar com linha de quatro homens, primeiro com Lucão como lateral, depois com a entrada de Militão.

Prass também errou no gol de Luiz Araújo, passe de Pratto, o melhor em campo.

O São Paulo usa o Morumbi para subir na tabela e alcançar os seis pontos. O Palmeiras estaciona nos três, após três rodadas de Brasileirão. Como não haverá mais Choque-Rei no Morumbi neste ano, o tabu chegará a 16 anos sem vitórias palmeirenses na casa do São Paulo. Agora são 24 partidas, com 15 vitórias do São Paulo e nove empates.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.