Topo

Coluna do PVC

Classificação do Palmeiras não esconde defeitos

PVC

31/05/2017 23h28

Cuca ajudou o Palmeiras a conquistar a classificação para as quartas-de-final da Copa do Brasil, ao mandar seu time para o abafa. Sem mais alterações, depois de perder Dudu, tirar Edu Dracena e escalar o ineficaz Miguel Borja, Cuca mandou Mina ao ataque como se fosse centroavante. Mudou o sistema defensivo, com Fabiano e Felipe Melo como zagueiros, Jean como ala e Keno criando jogadas pela esquerda. A intenção era que Mina fizesse o gol da classificação.

Quem marcou foi Thiago Santos. São nove gols do Palmeiras desde o retorno de Cuca, o quarto de bola parada. O índice de 44% indica que falta treinamento para reestruturar uma equipe montada com contratações caras de jogadores que não têm nada a ver com o estilo que Cuca gosta de adotar. O Palmeiras pensou em mudar de estilo e formou uma equipe para marcar por zona, com Felipe Melo, e atacar à base da posse de bola, com Guerra.

Recontratou Cuca, que até agora não teve nenhuma semana livre para treinar e não terá até 27 de agosto, se seguir disputando as três competições que deseja vencer. Muito melhor disputá-las do que correr o risco da crise, iminente até o gol de Thiago Santos.

A classificação salva, mas não esconde que ainda há muita coisa a corrigir. São 27 partidas oficiais no ano, oito derrotas. Só Fluminense e Botafogo perderam mais entre os doze maiores clubes do país.

Contra o Internacional, o Palmeiras viu D'Alessandro conduzir o jogo, marcar um gol e oferecer o passe para o outro. A vitória do Internacional, com gosto de derrota, teve o argentino como melhor jogador em campo. Nos primeiros quinze minutos, o Inter massacrou. Depois, Cuca espelhou o time no mesmo 4-1-4-1 com que o Inter estava escalado por Odair Helmann. Melhorou. Mas seguiu havendo espaço demais.

O lado esquerdo da defesa é lento, com Edu Dracena e Zé Roberto, Felipe Melo não acompanha individualmente como Cuca gosta de ver sua equipe marcar e com isso abrem-se espaços enormes, como no primeiro gol, de D'Alessandro.

Mas ganha-se tempo. O Palmeiras está nas quartas-de-final. Cuca terá trabalho e precisa de pelo menos uma semana livre para ajustar a equipe taticamente. Cuca sabe que não se monta times apenas com dinheiro. É preciso também trabalho, coerência e treinamento.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.