Topo

Coluna do PVC

Brasil joga bem mas perde a primeira sob o comando de Tite

PVC

09/06/2017 09h15

Gabriel Jesus teve a bola do jogo, aos 16 minutos do segundo tempo, quando passou pelo goleiro Romero, mas chutou na trave com o gol aberto. No rebote, Willian chutou de novo na trave. Foi o melhor momento da seleção brasileira, que teve boa atuação em Melbourne contra a Argentina, mas perdeu por 1 x 0, gol de jogada ensaiada em cobrança de escanteio, marcado pelo zagueiro Mercado.

O jogo começou com o Brasil marcando forte na saída de bola, mas oferecendo muito espaço para Di Maria avançar pela esquerda. Num contra-ataque veloz, o ponta do Paris Saint-Germain chutou na trave. Pouco depois, jogada pela esquerda de Willian e Coutinho teve chance clara para marcar. Um drible a mais e perdeu a chance.

A Argentina de Jorge Sampaoli começou num sistema 3-4-3, com Messi pela direita, Dybala pela esquerda e Di Maria como ala. Chegou ao gol em jogada ensaiada. Foi o terceiro gol sofrido pela seleção de Tite, o terceiro de bola parada.

No segundo tempo, Tite inverteu os pontas, com Coutinho passando para o lado esquerdo e Willian para a direita. Para corrigir a marcação, Sampaoli trocou o ala direito Jose Luis Gómez pelo lateral Tagliafico. O sistema passou para o 4-2-3-1, com Messi como centroavante, Correa na ponta direita, Dybala como armador e Di Maria na ponta-esquerda.

A Argentina passou a ter mais posse de bola, mas o Brasil teve contra-ataques velozes fortes e poderia empatar o jogo.Especialmente se Gabriel Jesus aproveitasse a melhor oportunidade do jogo.

9/junho/2017 – Sexta-feira

BRASIL 0 x 1 ARGENTINA – 7h (20h em Melbourne)

Local: Cricket Club (Melboure); Juiz: Christopher Beath (Austrália); Gol: Mercado 43 do 1o

BRASIL: Wéverton (6), Fágner (5) (Rafinha 27 do 2º (5,5)), Thiago Silva (6), Gil (5,5) e Filipe Luís (6); Fernandinho (6); Coutinho (6,5), Paulinho (6) (Giuliano 33 do 2o (sem nota)), Renato Augusto (5,5) (Douglas Costa 20 do 2º (6)) e Willian (6); Gabriel Jesus (5). Técnico: Tite

ARGENTINA: Romero (6), Otamendi (6,5), Maidana (6) e Mercado (7) (Mammana 29 do 2º (6)); José Luis Gómez (5,5) (Tagliafico 6 do 2º (6)), Biglia (6,5), Banega (6) e Di Maria (7); Messi (5,5), Gonzalo Higuain (5) (Correa, intervalo (6)) e Dybala (5,5) (Guido Rodriguez 23 do 2º (5,5)). Técnico: Jorge Sampaoli

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.