Topo

Coluna do PVC

Corinthians titular completa doze jogos sem perder, mas reabre campeonato

PVC

20/07/2017 01h21

O Corinthians teve o controle do jogo no primeiro tempo, ainda que tenha sofrido três finalizações certas. E embora tenha diminuído um pouquinho a posse de bola na segunda etapa, aumentou o número de finalizações. Poderia ter vencido a partida, mas esbarrou pela segunda vez num adversário abaixo da metade da tabela e o 0 x 0 diminuiu a distância para o vice-líder, Grêmio.

Agora são 15 rodadas de invencibilidade e o recorde de 16 a partir do início do campeonato, do Flamengo de 2011, pode ser igualado com empate contra o Fluminense, no Maracanã, domingo. São 29 partidas de invencibilidade, igualada a terceira maior seqüência da história corintiana, de 1956 — faltam oito partidas para a maior série invicta. São doze partidas do time titular, de Cássio a Jô, com sete vitórias e cinco empates, nenhuma derrota.

Tudo ótimo, inclusive os 37 pontos, índice superior ao do campeão do primeiro turno do ano passado — o Palmeiras fez 36. Mas os dois empates parecem reabrir o campeonato, porque em cinco dias a distância caiu de dez para seis pontos.

O Grêmio teve Fernandinho na função de Luan e o ex-ponta do São Paulo e do Flamengo jogou bem como ponta-de-lança, pela faixa central. Também foi bom o retorno de Maicon à equipe titular. Que lançamento do volante gremista no lance  do segundo gol, bola também ajeitada por Fernandinho para Athur marcar, com frieza.

O gol salvador de Lucas Pratto não tirou o São Paulo da zona de rebaixamento, mas garantiu vitória importante sobre o Vasco, o que deixa o São Paulo com chance de sair do rebaixamento se vencer o Grêmio, segunda-feira.

O Flamengo sofreu a virada e perdeu pênalti. O empate por 2 x 2 significará mais alguns dias de pressão sobre Zé Ricardo, antes da partida contra o Coritiba, no sábado à noite, no Rio de Janeiro. O Palmeiras conquistou um ponto, graças à grande defesa da Jaílson, no pênalti cobrado por Diego. A imagem antes da cobrança mostrou que o camisa 35 da Gávea bateu todos no canto direito do goleiro. Jaílson saltou no esquerdo e defendeu.

Não é um ponto ganho para quem disputa o título. Mas é para quem assume que, neste momento, briga por vaga na Libertadores. O Palmeiras ainda não tem um time definido, sofreu no primeiro tempo, viu Guerrero fazer um gol e oferecer passe para outro. Parte da torcida pediu de novo a saída de Zé Ricardo. Na saída do estádio, Eduardo Bandeira de Mello ouviu a reclamação e disse: "Não! Ele não vai sair!"

Não deve sair mesmo. Não que deva ser vitalício no cargo. Se  não for campeão brasileiro ou da Copa do Brasil, que saia em dezembro. Mas o Flamengo deve ter um trabalho com início, meio e fim.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.