Topo

Coluna do PVC

São Paulo tem público recorde e aumenta risco de fechar turno no descenso

PVC

25/07/2017 07h12

O maior público do Campeonato Brasileiro esteve na segunda-feira à noite no Morumbi, prova de comprometimento da torcida tricolor com a equipe que luta para sair da zona de rebaixamento. Foram 51 mil pagantes, contra 50 mil na Arena do Grêmio para o jogo contra o Corinthians. A torcida assistiu a um primeiro tempo assustador,em que o Grêmio dominou, com a velocidade de Pedro Rocha e a qualidade de passe de Arthur. Na primeira etapa, o Grêmio chutou três vezes no alvo e o São Paulo, nenhuma.

O cuidado com a troca de passes caiu no Grêmio na segunda etapa e o São Paulo cresceu. Isto apesar da seqüência de erros de Edimar, que se equivocou nove vezes ao tentar levar a bola a algum companheiro. Mesmo assim, foi Edimar quem fez o cruzamento que resultou no gol do alívio, de Lucas Fernandes.

O empate ainda não tira o São Paulo da zona de rebaixamento e o risco é terminar, pela segunda vez na história, o primeiro turno entre os rebaixados. Aconteceu também em 2013. A esta altura, quatro temporadas atrás, o São Paulo estava em décimo-nono lugar. Hoje é o décimo-oitavo. Há quatro anos, o São Paulo fechou em 18o., três pontos à frente da Ponte Preta e oito à frente do Náutico, o lanterna. Em 2005, ano do título mundial, o primeiro turno também foi péssimo. Terminou em 19. de 22 participantes, e caíam quatro clubes.

O final foi feliz em ambas as experiências. Nono lugar no fim da campanha de 2013, décimo-primeiro em 2005.

O risco de fechar o turno no rebaixamento existe, porque o São Paulo terá dois jogos fora de casa a partir de agora: Botafogo no Rio, Coritiba no Morumbi, Bahia na Fonte Nova.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.