Topo

Coluna do PVC

A Champions League imprevisível

PVC

12/09/2017 09h47

Nos últimos anos, a Champions League começava com todo mundo tendo que convicção de quem poderia ser o vencedor. À parte o sucesso de Borussia Dortmund, Atlético de Madrid e Juventus, finalistas nas últimas cinco edições, ou ganhava Real Madrid ou Barcelona ou Bayern. Ou um inglês, caso do Chelsea de 2012.

Mudou. Nao apenas pelo Paris Saint Germain, mas porque está na hora de Manchester United e Manchester City voltarem a disputar pesado, enquanto Juve e Atlético de Madrid têm solidez para pensar em título.

Isto é reforçado pelo início de temporada de Real Madrid e Barcelona. Massacrado na final da Supercopa do Rey, o Barça parecia presa fácil diante da superioridade DO Real Madrid, admitida até por Pique.  Pois nas três primeiras rodadas na Espanha, o Real Madrid perdeu quatro pontos, para Valencia e Levante.

Enquanto isso, o Bayern sofre na Alemanha com derrota para o Hoffenheim e atuação ruim contra o Leverkusen.

A Champions inicia sua fase de grupos ainda com Real e Barcelona como candidatos fortíssimos. Mas quem será o campeão é mais difícil afirmar: Real, Barcelona, Bayern, Juventus, Atlético de Madrid, Manchester City, Manchester United, Chelsea, PSG ou Juventus.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.